data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na manhã desta quinta-feira, o trânsito foi liberado parcialmente na Avenida Presidente Vargas, no sentido bairro - Centro, no Bairro Patronato. O trecho, entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, passou por obras desde que uma cratera se abriu no local após um temporal, em setembro do ano passado. Desde que as obras começaram, o trânsito ficou bloqueado e os motoristas precisavam desviar do local.
VÍDEO: Castramóvel começa a funcionar em 30 de março em Santa Maria
Quem trafega no sentido oposto, do Centro em direção à Região Oeste, ainda precisa usar o desvio, pela Rua dos Jasmins. A liberação do trecho também possibilitou a normalização do transporte coletivo no local. No tempo em que a obra bloqueou o trânsito, foi necessário a retirada da parada de ônibus do local. Desde então, usuários precisavam se deslocar até a parada próxima à Rua Carlos Gomes.
Nesta quinta-feira, Wagner da Rosa, secretário de Infraestrutura e Serviços de Santa Maria, em entrevista ao programa Bei nos Bairros, da CDN, comentou a entrega parcial da obra:
PS do Husm continua fechado e atendendo com o dobro da capacidade
- É uma obra onde foi feita uma contenção e, agora, estamos concluindo. Ainda estão sendo feitos alguns ajustes, como sinalização e canteiro central, para liberar o trânsito com segurança.
Conforme o secretário, a previsão é de que o tráfego nos dois lados da via seja liberado nos próximos dias. O sentido Centro - bairro vai receber uma nova camada asfáltica que deve possibilitar a liberação total do trecho. Durante o tempo de obra, o desvio causou problemas aos motoristas.
- Está havendo um transtorno, principalmente nos horários de pico e com o transporte público. Os mais diversos veículos trafegam pelo local e agora a obra vai ser entregue bem feita e com transparência - completou o secretário.
RELEMBRE
A obra emergencial tem um custo de R$ 942.785,99, com recursos próprios do município. A intervenção foi necessária para resolver o problema do buraco que surgiu quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em setembro de 2021, afetando a calçada e o asfalto na Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro.